Um bom churrasco é uma das melhores maneiras de reunir familiares e amigos para um encontro informal. Seja em comemorações, em eventos especiais ou em um simples happy hour, é difícil encontrar alguém que não goste de um churrasco animado. Mas, apesar da popularidade, nem todo mundo é adepto dos alimentos de origem animal, por isso, é interessante que uma alternativa para churrasco vegano seja considerada.
Pensando nisso, fizemos este post para que você receba seus amigos veganos no próximo encontro e surpreenda-os. Confira!
O que é uma pessoa vegana?
O vegano é uma pessoa que tem uma ideologia — não utiliza produtos de origem animal — e a leva para todas as áreas da sua vida. Com isso, ele busca, na medida do possível, evitar todas as formas de exploração e de crueldade contra os animais. O veganismo é um movimento que busca a libertação animal em todas as situações, incluindo vestuário, alimentação, trabalho forçado e entretenimento.
Entenda a diferença entre vegano e vegetariano
Muita gente confunde os termos veganismo e vegetarianismo. Como vimos, um vegano traz consigo uma ideologia de não exploração animal em todas as situações. A dieta dos veganos, que é vegetariana, também é seguida por outras pessoas que apenas optam por não comer carnes, sem ideologias. Algumas pessoas se tornam vegetarianas por necessidade de saúde, outras apenas para manter uma dieta mais saudável.
Como agradar um convidado vegano no seu churrasco?
Bem, para começar, temos que ressaltar que não existe especificamente um churrasco vegano, afinal, a base de qualquer churrasco é a boa e velha carne. Mesmo assim, é possível que haja uma adaptação no cardápio do seu churrasco para que seu convidado vegano não fique deslocado e aproveite o clima descontraído.
Assim sendo, você poder ir além das saladas cruas e farofas caprichadas. Faça legumes assados — batatas, cebolas, tomates — embrulhados em papel-alumínio. É interessante também que você avise a quem estiver assando as carnes para que separe um canto da grelha para os vegetais. Os veganos agradecerão, pois não comerão vegetais com gosto de carne.
Se possível, leve uma minichurrasqueira para separar totalmente as carnes dos legumes e coloque-a longe da churrasqueira principal. Mesmo que não haja contato, os legumes podem ficar com cheiro de carne — assim, os veganos agradecerão ainda mais.
Aposte nos espetinhos
Uma maneira prática de servir seus convidados veganos e oferecer uma variedade maior de opções é fazendo espetinhos sem proteína animal. Legumes cortados em cubos ou rodelas ficam ótimos preparados na grelha. Você também pode apostar em espetinhos de frutas.
Faça combinações de legumes intercalados utilizando o tofu como complemento. Para caprichar ainda mais, antes de assar o tofu, deixe-o descansar por meia hora em uma marinada feita com molho de soja, azeite e ervas — você pode utilizar sálvia, louro, alecrim ou orégano picados.
Além de legumes e frutas, você pode caprichar com espetinhos mais elaborados, como os de polenta e de mandioca, também fazendo a intercalação com o tofu. As opções são inúmeras.
Como um buffet especializado pode ajudá-lo nessa missão?
Uma forma de você ficar tranquilo em relação ao cardápio é contratando um buffet especializado para organizar seu churrasco. Dessa forma, você vai se preocupar apenas com a recepção dos convidados, deixando a organização do evento a cargo da empresa. Com isso, não esqueça de verificar se eles disponibilizam opções veganas em seu cardápio e certifique-se de que elas estarão disponíveis no dia do seu churrasco.
Se você gostou do texto e tem mais alguma dica para um bom churrasco vegano, deixe um comentário abaixo! Até a próxima!