O que servir em Buffet de Churrasco?

Quem não gosta de um bom churrasco? Dificilmente você errará ao escolhê-lo como prato principal em sua comemoração. Aliás, o buffet de churrasco já se tornou o cardápio principal de eventos tradicionais, como festas de debutantes e até casamentos.

Apesar de ser unanimidade quando o assunto é reunião de família e amigos, ainda pairam muitas dúvidas sobre o que servir em um buffet de churrasco: o tipo de carne, a quantidade ideal, os acompanhamentos, as bebidas, entre outras.

Para lhe ajudar nessa decisão, reunimos neste post algumas dicas valiosas para você acertar na hora da sua confraternização. Confira!

Faço churrasco com peças ou espetinhos?

Antes de pensar nos ingredientes ou começar os preparativos, você precisará fazer um planejamento baseado no tamanho e local do evento. Qual é o motivo da comemoração? Festa de aniversário? Casamento? Baile de debutantes? Reunião familiar? Todos esses fatores são determinantes na hora de definir o tipo de churrasco a ser feito.

Note que cada uma das opções acima representa um tamanho e ambiente diferentes para o churrasco. Um casamento, dependendo do número de convidados, demandará um local bem amplo e uma maior quantidade de carne e acompanhamentos, além de uma equipe para ajudar. Já para uma reunião familiar no final de semana, basta contar com um quintal grande e uma boa churrasqueira

Fique sempre atento às quantidades. Faça o cálculo correto para garantir um equilíbrio e não correr o risco de desperdiçar comida — ou, pior, faltar carne na festa e gerar um grande constrangimento perante os convidados.

Quando devo optar pelos espetinhos?

Dependendo da quantidade de pessoas presentes e da duração da festa, você pode optar por servir espetinhos para agilizar e dinamizar o serviço, fazendo com que os convidados não esperem muito tempo pelas carnes.

Isso acontece porque os espetinhos são mais fáceis de assar, facilitando o serviço em uma festa de porte maior. É também possível assá-los e guardá-los em uma caixa térmica, evitando deixar os convidados esperando e tendo sempre um estoque de pronta entrega.

Além disso, os espetinhos são mais fáceis de controlar, possibilitando que, mesmo na ausência de um churrasqueiro experiente na festa, você ou alguém da família cuide da churrasqueira. Não será necessário ter muita técnica para assá-los — a preocupação maior será somente em relação ao ponto da carne.

Fique muito atento na hora de escolher a empresa em que for comprar os espetinhos, pois, como em qualquer ramo, existem os fornecedores de boa e de má qualidade. O ideal é fazer uma degustação antes ou ter uma indicação, afinal, depois da compra, não há mais o que fazer.

Para lhe ajudar na escolha, listamos abaixo algumas opções de sabores de espetinhos mais servidos em churrascos. Veja:

Espetinho de miolo de alcatra

O miolo de alcatra é umas das carnes mais indicadas para fazer espetinhos, pois, além do sabor marcante, tem uma maciez excelente para agradar a todos

Essa carne harmoniza muito bem com uma boa cerveja gelada — que não pode faltar no churrasco, não é mesmo? Para caprichar ainda mais no preparo, tempere o miolo de alcatra com um dia de antecedência para concentrar mais sabor. Seus convidados agradecerão!

Espetinho de carne com calabresa

Com a calabresa, é possível dar uma incrementada no sabor do seu espetinho, seja ele de miolo de alcatra ou de fraldinha — outra boa carne bovina para esse tipo de preparo.

A montagem do espetinho deve ser feita intercalando a carne com a calabresa defumada. A mistura de sabores é incrível e a picância do ingrediente agregará muito. Além disso, você pode complementar o tempero das carnes com molho inglês e mistura de ervas frescas.

Espetinho de frango com bacon

Essa é mais uma mistura de sabores para agradar aos seus convidados. Trata-se de uma boa alternativa às carnes bovinas — e mais barata também. Para montar, corte os frangos em cubos e intercale-os com o bacon nos espetinhos. Não se esqueça de temperar a carne com antecedência.

Espetinho vegetariano

Aqui está uma boa oportunidade para agradar àqueles que não comem carne. Aposte nos espetinhos veganos e tenha possibilidades infinitas para as combinações. É possível misturar legumes, cogumelos e tofu. Use a criatividade e invista nas cores para despertar o paladar dos convidados pelos olhos.

Espetinho de queijo coalho

Das praias para a sua festa, o queijo coalho não pode faltar em um bom churrasco, principalmente quando temperado com orégano. Não há quem resista.

Quando utilizar as carnes em peças?

As carnes em peças exigem um cuidado bem maior, pois, todo bom churrasqueiro sabe que existe um ritual antes de se preparar o churrasco. Tudo começa na escolha dos ingredientes e no preparo.

As carnes em peças não podem ser pré-assadas, o que faz com que o churrasco exija uma estrutura maior de mão de obra. Você terá que executar todos os procedimentos de preparo: cortar, temperar, assar na churrasqueira e fatiar. Só assim elas poderão serão servidas.

Além disso, as carnes em peças são mais caras do que os espetinhos, principalmente se você optar por aquelas mais nobres. Fique atento, já que o ideal é ter de 3 a 4 tipos de carne, entre elas: picanha, baby beef, fraldinha e bife de ancho.

Quais acompanhamentos e guarnições devo oferecer?

Apesar de ignorados em muitos churrascos — já que, para alguns, a festa já está garantida somente com a carne —, os acompanhamentos e guarnições ajudam (e muito) no sucesso do evento.

Além de oferecerem mais diversidade e sabores diferentes para o evento, eles servirão de alternativa para os convidados que não comem carne. Confira abaixo uma lista com as principais guarnições e acompanhamentos que você pode oferecer em sua festa:

  • salada de maionese;
  • salada de berinjela;
  • molho vinagrete;
  • batatinha temperada;
  • salpicão de frango;
  • salada mix de folhas;
  • salada de pepino com beterraba;
  • salada tropical com cenoura, pepino e folhas;
  • variedades de arroz — branco, à grega, carreteiro, entre outras;
  • farofa caseira;
  • salada de palmito.

Essas são opções certeiras que farão muito sucesso em seu evento. Uma ideia bem interessante é servir, antes do buffet de saladas, uma mesa de entrada com antepastos.

Nela, você poderá oferecer torradas e canapés com recheios de sardela, salpicão de frango, patê, cream cheese com peito de peru, entre outros. Isso evitará que as pessoas fiquem com fome antes do churrasco ser servido.

Utilizo materiais descartáveis ou louça?

Caso queira servir carnes em peças em seu buffet de churrasco, é aconselhável escolher as louças. Leve em conta a dificuldade que os convidados terão em cortar os alimentos com talheres descartáveis, por mais que eles sejam de boa qualidade. Isso poderá causar uma situação constrangedora para os presentes.

Se for servir espetinhos, os utensílios descartáveis passam a ser uma boa opção, tanto pela economia quanto pela praticidade. Além disso, você não precisará dispor de uma pessoa somente para lavar as louças.

Hoje em dia, temos muitas opções de talheres e pratos descartáveis de boa qualidade. Caso for utilizá-los, opte pelos pratos de isopor, uma vez que são higiênicos, mais resistentes e ainda mantém a temperatura do alimento.

Quais bebidas devo servir?

No que diz respeito às bebidas, será preciso prestar uma atenção especial em relação ao resfriamento. Aliás, esse é um detalhe que muitos não consideram e, quando percebem, já é tarde demais.

Para festas muito grandes, o chopp é sempre a melhor opção. Você pode utilizar as chopeiras elétricas que gelam em poucos minutos e mantém a temperatura ideal da bebida do começo ao fim da festa. Além disso, elas servem exatamente o que cada um vai beber, diferentemente das cervejas engarrafadas — que, uma vez abertas, devem ser consumidas rapidamente.

Por fim, não se esqueça das pessoas que não consomem bebidas alcoólicas: os refrigerantes, os sucos e a água também têm a sua importância para o sucesso do churrasco.

O que devo servir de sobremesa?

Ofereça um doce mais caseiro e que combine com o churrasco em vez de comprar o básico. Além disso, você poderá apostar nas opções de frutas assadas na churrasqueira com sorvete e chocolate para surpreender os seus convidados.

Não podemos nos esquecer das tradicionais mesas de frutas fatiadas, que têm tudo a ver com o evento e ainda ajudam na digestão.

Como agradar um convidado vegano?

O churrasco é, acima de tudo, um momento de confraternização. Se você vai fazer uma festa, certamente quer que todas as pessoas queridas estejam presentes, independentemente de comerem carne ou não.

Caso tenha amigos veganos e ainda esteja confuso sobre como agradá-los em seu evento, veja as dicas que separamos abaixo:

Qual é a diferença entre vegano e vegetariano?

Os dois termos são parecidos, mas têm algumas distinções. O vegano é a pessoa que tem uma ideologia de proteção aos animais e carrega isso para todas as áreas de sua vida, não consumindo nenhum produto que tenha origem animal.

O vegetariano, por sua vez, é aquele que segue a dieta vegana por outros motivos que não têm a ver com ideologias. Pode ser por algum problema de saúde ou porque estão fazendo uma dieta restritiva para perder peso, por exemplo.

Em ambos os casos, você poderá preparar legumes assados — como cebolas, tomate e batatas — envoltos em papel-alumínio. Se for possível, separe um canto na grelha para colocar os vegetais e agradar aos veganos, que não comerão os alimentos que estiverem com gosto de carne.

Se o orçamento do buffet de churrasco permitir, adquira uma mini churrasqueira para separar completamente as carnes dos legumes, evitando que eles recebam a fumaça das peças e fiquem com o cheiro delas.

Como um buffet de churrasco terceirizado pode me ajudar?

Depois de todas essas dicas, você deve estar pensando: como vou dar conta de todos esses preparativos, curtir a festa e ainda receber bem os amigos? Para resolver essa questão, a melhor opção é terceirizar a preparação do seu evento, contratando um serviço de buffet de churrasco a domicílio.

Ao fazer isso, você só precisará se preocupar em calcular o número de convidados e informar o tipo de festa que fará. Eles cuidarão de todo o resto, desde a escolha e preparo das carnes até as bebidas. Assim, será possível ter toda a liberdade para aproveitar o evento e interagir com os presentes.

Abaixo, confira algumas dicas para acertar na hora de escolher o buffet especializado:

Defina o tamanho da festa

Esse quesito é de extrema importância, pois, você precisa de uma empresa que dê conta do tamanho de sua festa. Não adianta pesquisar os buffets e, depois de escolher o seu preferido, perceber que ele não atenderá a sua demanda.

Assim, você perderá tempo e terá que fazer uma nova busca. Tenha em mente que a quantidade de convidados e o motivo da festa devem ser o ponto de partida para o início da pesquisa, e não o fim.

Procure por referências

A decisão final é sua, contudo, não deixe de pedir dicas para amigos e familiares que já fizeram comemorações com churrasco e tenham contratado algum serviço de buffet especializado. As melhores referências são sempre das pessoas mais próximas.

Se não tiver alguém próximo para pesquisar, busque por referências em sites, fóruns e grupos de redes sociais que discutam o tema. Se possível, tente contatar pessoas por mensagens diretas e pergunte sobre as suas experiências com os buffets.

Você também poderá recorrer aos blogs de especialistas para entender sobre as principais tendências do churrasco e, mais especificamente, sobre a festa que você deseja fazer — locais, decoração, vestimenta, etc.

Dê uma olhada nos cardápios oferecidos

Agora, você provavelmente deve estar pensando: cardápio de churrasco é carne. Sim, porém, ao fazer uma festa grande, leve sempre em conta as pessoas que comem pouca ou nenhuma carne — tanto os vegetarianos ou veganos quanto os indivíduos que, por motivos diversos, estejam impossibilitadas de ingerir proteínas.

Dê preferência às empresas que ofereçam uma boa variedade de acompanhamentos para agradar a todos. Um bom churrasco precisa ter, no mínimo, farofa, vinagrete, arroz e pão, além de uma boa sobremesa.

Faça uma degustação

Verifique se a empresa, além de disponibilizar o cardápio, oferece uma degustação dos ingredientes. Dessa forma, você poderá analisar a maciez, o sabor e a qualidade das carnes e dos acompanhamentos.

Todavia, tenha sempre em mente que a comida feita para a degustação não refletirá 100% do que será servido no churrasco para vários convidados, já que existem outras variáveis que interferem na qualidade.

Informe-se sobre o serviço oferecido

O serviço do buffet não pode se resumir em apenas servir a comida aos convidados, portanto, verifique os recursos extras que a empresa oferece — maîtres, garçons, mesa de doces, decoração e até bolo, por exemplo. Fique atento a todos os detalhes para que nada falte e estrague um momento tão especial.

Agora que você já sabe o que servir em um buffet de churrasco, escolha a data, faça a sua lista de convidados e comece os preparativos para reunir todos os entes queridos em um evento inesquecível.

Gostou do texto e quer conferir mais dicas sobre o tema? Então acesse já nosso artigo sobre os principais temperos para o seu churrasco e vá além do sal grosso!


SOLICITAR ORÇAMENTO

Queremos saber sua opinião e suas dúvidas sobre o que servir em um Buffet de  Churrasco, o que achou dessa opção, conte pra nós?

Leave a comment