Quando pensamos em churrasco, temos a tendência de associá-lo ao verão, calor e ambientes ao ar livre, não é mesmo? Porém, fique sabendo que a temperatura mais baixa não é um impeditivo para que você reúna os amigos e familiares para um animado e saboroso churrasco no inverno.
No geral, tanto no calor quanto no frio, as preparações das carnes são bem similares. Mas, nos dias de inverno, você precisará tomar alguns cuidados especiais para se assegurar de que tudo saia como o esperado e o seu evento se torne um tremendo sucesso.
Para ajudar você na arte de assar carnes em tempos de temperaturas amenas, separamos algumas dicas preciosas. Confira!
Tenha uma atenção especial a temperatura do carvão
Com a temperatura ambiente mais baixa, é natural que a churrasqueira perca calor mais rápido do que em dias de verão. Sendo assim, quando for fazer o cálculo da quantidade de carvão necessária, considere um adquirir um saco extra.
Dessa maneira, você garante a manutenção de uma boa temperatura até o fim e consegue assar tudo aquilo que programou. Não se esqueça de monitorar constantemente as brasas para checar se o calor está ideal e verificar se as carnes estão assando uniformemente.
Redobre o cuidado ao assar peças e cortes mais grossos
Em um churrasco de verão, você já teria que ter um cuidado maior para conseguir atingir o ponto desejado ao assar peças inteiras e cortes mais grossos. Afinal, é preciso estar sempre atento para que a carne não fique assada por fora e crua por dentro, por exemplo.
No inverno, os cuidados devem ser redobrados. Como já dissemos, é mais difícil controlar o calor da brasa quando está frio. Se temperatura estiver baixa, as carnes podem não assar direito e ainda ter sua consistência e seu sabor alterados.
Esquente o recipiente que receberá a carne assada
No inverno, a tendência é que a comida esfrie mais rápido do que o normal, principalmente em áreas abertas. Se o seu objetivo for fazer uma quantidade boa de comida e aproveitar muitas horas de socialização, você precisará de uma estratégia para manter as carnes e acompanhamentos quentes sem, no entanto, ressecá-los.
Uma boa solução para resolver esse problema é esquentar no forno um recipiente que mantenha o calor por mais tempo, como uma gamela, por exemplo. Aí, é só usá-lo para colocar as carnes já assadas para que elas permaneçam quentes por mais tempo.
Ofereça opções de bebidas adequadas ao clima
Mesmo no inverno, a maioria das pessoas prefere tomar um bom chope. Mas com a temperatura mais baixa, você não pode deixar de oferecer bebidas que combinem mais com a estação. Uma boa alternativa é trocar os chopes pilseners tradicionais por cervejas mais encorpadas, como as Bocks, as Indian Pale Ales (IPAs) e as Stouts.
Vale lembrar que o inverno no Brasil coincide com época das festas juninas. Que tal aproveitar o clima dessas comemorações e fazer um saboroso quentão para quem quiser fugir das bebidas geladas em seu churrasco? Além disso, não podemos nos esquecer do bom e tradicional vinho, que é sempre uma ótima opção de bebida para as baixas temperaturas.
Viu como não há desculpas para deixar de fazer um churrasco no inverno? Se você não quiser se preocupar com a organização e deseja aproveitar o evento tranquilamente com os amigos e familiares, você pode optar por contratar um buffet de churrasco a domicílio.
Agora que você já sabe como fazer um excelente churrasco nos meses mais frios, confira os melhores molhos para acompanhá-lo.